Educar a parte mais difícil de ser mãe

Agora que minha filha já está mais crescidinha com quase 3 anos, descobri que meu maior desafio em ser mãe é ensina-lá a viver nesse nosso mundo. Ensinar que existem regras e que é necessário segui-las, ensinar que o mundo é um lugar que as pessoas vivem interligadas e que nenhuma consegue viver sozinha, que ter dinheiro é ótimo, mas é melhor quando você pode ajudar outras pessoas também.
Mas como? Como saber se estou ensinando tudo na medida certa? Como saber se vou me orgulhar do resultado desse trabalho que estou fazendo agora?
A gente sempre escuta que o exemplo é a melhor forma de educar, mas nem sempre estamos dispostos a isso, né? Muitas vezes dá preguiça, e também aquela vontade de deixar pra lá!
Só que não podemos deixar pra lá, eles estão nos observando em tudo o que fazemos tudo que falamos à maneira que agimos, o tom de voz que usamos. Nossos filhos sempre nos observam em situações rotineiras ou em alguma situação inesperada para eles verem e aprenderem ali qual deve ser sua reação, quando isso acontecer com eles.
Eles nós vêm realmente como “Exemplos” e nos carregam nesse cargo por vários anos, por esse motivo nós precisamos prestar mais atenção com o que estamos passando a eles? Como eles estão nos vendo?
Será que estão vendo pais que comem todos os legumes e verduras do prato sem reclamar? Pais que falam ao invés de usar um tom mais alto quando estão estressados/bravos?
Às vezes exigimos deles o que nem nós mesmos fazemos. Educar é sim a parte mais difícil e cansativa, por que educar faz com que a gente se reeduque. Faz com que  olhemos para os nossos comportamentos para entendermos o comportamento deles. Exige que a gente mude primeiro.
Mas ter filhos e isso mesmo, descobrir que o “nosso” mundo, é pouco para eles. É preciso que a gente se reinvente que a gente encontre nossa melhor versão, para então termos a certeza de que eles encontrarão a deles um dia.

Beijooooos;    Dani

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s